A interação da TV com as mídias digitais na busca da audiência e da prestação de serviços

abril 18, 2010

 

Não é de hoje que Manoel Carlos, assim como Gloria Pérez, se dedica a divulgar campanhas sociais por meio do roteiro de suas telenovelas. Em Viver a Vida, em que o mote central é mostrar a superação de portadores de necessidades especiais diante dos imensos desafios a que são submetidos, não poderia ser diferente.

Porém, uma “ferramenta” da novela tem se mostrado um verdadeiro exemplo da evolução dos meios de comunicação também nesta esfera. Trata-se do blog Sonhos de Luciana (http://especial.viveravida.globo.com/sonhos-de-luciana), da personagem de Aline Moraes.

Criado em principio para mostrar uma alternativa dos tempos modernos para a personagem “sair” do mundo em que vive e poder expressar seus sentimentos, o blog acabou se tornando um case de interação entre a realidade e a ficção. Sonhos de Luciana, saiu do horário nobre, onde é uma vitrine de divulgação do canal, para servir de troca de experiências para aqueles que vivem a real situação da personagem, a qualquer hora do dia.

O acesso tem sido tão expressivo que surpreendeu até mesmo o autor e a produção da novela, que passaram a explorar a ferramenta ainda mais para buscar a audiência fora do horário de exibição da trama e, por que não, proporcionar a convivência de diferentes experiências que acabam, inclusive, servindo de insumo para o próprio enredo.

Para quem ainda não acessou o blog, vale a dica. É surpreendente ver como pessoas reais partilham suas experiências com a personagem do blog, como se esta também o fosse. Chega a ficar a dúvida se estas pessoas realmente confundem a realidade ou apenas se vestem da ficção para poder se relacionar com mais veracidade.

O fato é que o blog é uma grande sacada. Mostra o quanto Manoel Carlos está atento à atualidade e, especialmente, o poder das mídias digitais para a prestação de serviços sociais, aproximando pessoas e realidades tão distintas, independente de suas barreiras físicas.

Anúncios

2 Respostas to “A interação da TV com as mídias digitais na busca da audiência e da prestação de serviços”

    • bcomunic Says:

      Oi Sam, não tinhamos visto este post em especial, mas já algo sobre o blog que a Gloria Perez fez em Caminho das Índias. O de Viver a Vida, porém, é infinitamente melhor explorado, não é?. Valeu pela interação e dica.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: